sábado, 21 de agosto de 2010

A história das PIN-UPS!!!

    Quando o nu feminino ainda era considerado um tabu, surgiram nos Estados Unidos as pin-ups, modelos desenhadas em cartões, calendários e maços de cigarro. Até hoje, as garotas mexem com o imaginário dos homens.




   Registros indicam que os Pin-ups surgiram em 1890, mas  foi nos anos 40 que elas alcançaram o sucesso e povoaram os sonhos e desejos de muitos homens. Tanto em desenhos como em fotos, as pin-ups esbanjavam sensualidade em posters que eram, normalmente, pendurados nas paredes (em inglês, pin up).



  Foi justamente esta a origem do nome pin-up: o ato de pendurar as ilustrações em algum lugar. Na Segunda Guerra Mundial eram carinhosamente chamadas de “a arma secreta”, usadas para acalmar os anseios dos pracinhas nas frentes de batalha. Numa época em que mostrar as pernas era atitude subversiva, fotografias de mulheres nuas poderiam significar atentado ao pudor. O jeito de satisfazer a solidão dos soldados e a curiosidade dos adolescentes era fabricar modelos de lápis e tinta, que reproduziam o padrão de beleza considerado ideal: seios fartos, pernas grossas, cinturinha de pilão.



  Acabaram se tornando uma espécie de troféu pela guerra vencida. Depois, com os avanços do cinema o termo pin-up acabaria se difundindo e transformando, passo a passo o que viria a ser em nossos dias, a grande indústria do sexo. Desenhadas ou fotografadas, as garotas invadiram o planeta com suas poses sensuais porém, sem vulgaridade. Com formas generosas, elas não enfrentavam as pressões da magreza nem a conseqüente anorexia. Elegantes, elas ocupavam seus espaços numa linha entre o ingênuo e o diabólico, trajando duas peças, meias-calça e corpetes com decotes enormes.



  O conceito clássico de uma pin-up é ser sexy e ao mesmo tempo inocente, estar vestida, mas em alguma posição ou situação que revele sensualmente partes do corpo, sem querer, por acaso.
.
  A expressão “cheesecake” é sinônimo de “foto pin-up”. O mais antigo uso documentado neste sentido é de 1934, antecipando-se a pin-up, embora alguns afirmem que a expressão estava em uso na gíria pelo menos 20 anos antes, originalmente na frase “better than cheesecake”, que, traduzindo é ” mehor que um cheesecake, signinficava algo como “um verdadeiro pitéu“.
   Várias atrizes famosas entraram pra história com seu look pin-up, entre elas Rita HayworthAva Gardner e Marilyn Monroe , que foi a grande representante do estilo. Nos desenhos, a Betty Boop, eterna queridinha e febre de consumo entre as brasileiras.


   Dita Von Teese é a responsável pela reinvenção da estética pin-up dos anos 40 e 50 e do termo “burlesco” associado à arte ancestral do strip-tease, protagonista de espectáculos que incluem banho num copo de Martini gigante.

fontes: Cominidades de moda e mulher de 30
BjU*******

Nenhum comentário:

Postar um comentário